terça-feira, 18 de março de 2014

Moldes Exclusivos

Oie!!

Venho observando que recentemente há uma avalanche em busca de moldes de peças artesanais na internet. Com a crescente demanda, aumentaram consideravelmente o numero de artesãos que, deixaram de fabricar produtos e passaram a criar apostilas como moldes e tutoriais para vendê-las. 

Acontece que, no mundo mais que globalizado que vivemos, é muito difícil (eu diria impossível!!) manter algo de forma exclusiva. Uma vez que caiu na rede, não dá mais para controlar. Vejo muitas artesãs entrarem em desespero por verem seus trabalhos sendo divulgados sem que sequer lhes sejam dados os devidos créditos.

Uma vez na minha página, compartilhei uma foto que vi no Google de um molde lindo, era uma anjinho. Na foto do anjinho, que acompanhava o molde, estava com o nome da autora. Verificando que os créditos estavam ali, compartilhei a imagem e, inclusive, elogiei o lindo trabalho. Acontece que a artesã ficou absurdamente revoltada com a situação e me chamou até mesmo de LADRA. De imediato apaguei o compartilhamento. 

Mas, depois dessa experiência, entrei na página dessa artesã e percebi que absolutamente tudo que tinha lá era, para se dizer o mínimo, inspirado no trabalho dos outros. Infelizmente em nosso mundo não há exclusividade. Aprendi isso da pior maneira possível!!

Não me entendam mal, pois sou mega a favor daqueles que produzem moldes e apostilas, na verdade, compro bastante, inclusive crio alguns. Também não sou a favor da divulgação aberta desses trabalhos. Acho até muito triste quando vejo o trabalho de um artesão sendo desvalorizado.

A questão é realmente o fato de que na internet tudo se transforma. Nosso toque pessoal é só nosso!! Eu me inspiro no trabalho de artesãs maravilhosas que, quem trabalha com feltro, também segue de perto, mas minhas peças são diferentes das delas porque cada um tem seu talento.

O verdadeiro sentido da exclusividade é o fato de que cada peça é única. A mesma artesã não produzirá uma peça idêntica a outra. A criatividade é tudooooo. Gostou de uma imagem, rabisque, pinte, teste... Você verá que terá uma peça só sua, ainda que temporariamente... rsrsrsrsrsrsrs

Bjinhooos no <3


5 comentários:

  1. Posso dá minha resposta?
    Bem eu acho assim q se a artesã ñ quer q novas peças seja criada através do seu molde,então ñ compartilha na net,entendeu?
    Tbm acho q msm vc postando seus moldes na net nenhuma faz igual,sempre tem uma q faça diferente da outra,uma faz mais lindo,outra mais bonito,otra feio,outra maravilhosamente bem q chegamos até nem acreditar mais é isso ninguém faz igual,essa é minha resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo seu blog,segue o meu tbm!

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc, Silvanir! O importante é se dedicar e colocar o coração em cada uma das pecinhas que vc faz.... Sem dúvidas nosso trabalho é único!! Qual é o seu Blog??? BJOOOOO

      Excluir
  2. Olá Amanda, olha eu aqui outra vez. Gostei muito do texto e concordo com você em gênero, número e grau, apenas discordo do ponto que você menciona de não compartilhamentos de moldes, penso que a classe arteira deve se unir e pensar no mesmo ideal, há espaço pra todo mundo e é como você disse nem mesmo o artesão é capaz de produzir uma mesma peça igual.. Eu sou bem desapegado neste sentido, sou contra mesmo é de pessoas que utilizam imagens de nossas peças prontas e assumem ser deles.. Mas este ramo é uma faca de dois gumes e encontraremos pessoas de todos os estilos.. Mais uma vez parabéns pelo blog.. Abraços e sucesso sempre!!

    Att; Wesley Felício
    madeinbrazilarteartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, querida! Fico para morrer quando vejo pessoas usando minhas fotos como se fossem suas... Tb sou bastante desapegada da ideia de que estão usando meus moldes ou de ter moldes que ninguém terá... Só que tb sei q tem alguns trabalhos protegidos por direitos autorais, etc... Esses eu compartilho, mas de maneira privada.... Bjoooo

      Excluir